As principais tecnologias de PDV para varejo

Imagine escolher o produto na loja, supermercado com o carrinho cheio, e ainda precisar encarar uma fila gigante e torcer para ser rápido, o que muitas vezes não acontece né? Para acabar ou diminuir com esse problema, o comércio varejista tem usado cada vez mais soluções de Self-checkout.
Como funciona?
É fácil e prático. Resumindo, podemos dizer que com esse sistema o próprio cliente passa sua compra no caixa, realiza o pagamento e tudo isso sem precisar de um funcionário. Muita gente, quando está em um supermercado, por exemplo, tem aproveitado esses terminais de self-checkout para acelerar o processo e finalizar logo o seu pedido.
Após realizar suas compras, o cliente vai até um desses terminais e escaneia o código de barras de cada produto. Após passar toda a compra, a tela exibe todos os itens para o cliente conferir se está tudo certo. Depois, basta fazer o pagamento através de um cartão de crédito ou débito e pegar a nota fiscal emitida.
É seguro?
O sistema é inteligente e contra fraudes. Para funcionar com eficiência, é preciso que todas as informações estejam integradas no sistema e o código de barras precisa funcionar corretamente. Frutas, legumes e legumes, por exemplo, podem ser pesadas no próprio equipamento. Também é possível instalar câmeras, que permitem o monitoramento em tempo real. Uma interface intuitiva ajuda os clientes a realizarem suas compras sem a necessidade de chamar um funcionário para dar suporte.
Por que ter o self-checkout?
Pensando no consumidor, podemos ver que há várias vantagens com esse sistema de finalização de vendas. Mas, para o comércio, geralmente um supermercado, podemos listar outros benefícios:
- Menos Fila: Com a diminuição de filas e do tempo de compra, o comerciante tem a chance de rodar mais clientes no mercado e, como consequência, vender mais.
- Menos despesas com mão de obra: O funcionário que antes ficava no caixa agora pode exercer outras atividades no estabelecimento. Ou, se preferir, a empresa pode diminuir a mão de obra se achar viável.
- Melhor atendimento: Ao diminuir o tempo de espera de fila, o cliente vai sair mais satisfeito. Além disso, torna a experiência do consumidor mais agradável.
- Fidelização de clientes.
Se você se interessou pelo Self-Checkout, entre em contato conosco e saiba mais sobre a solução.
Fonte: supervarejo