Av. 9 de Julho, 3575 Maxime Office Tower
CEP: 13208-056 - Anhangabaú - Jundiaí / SP
SIGA-NOS
Formulário de Contato

topo

Tudo o que você queria saber sobre a automação em PDV

Publicado no dia: 18/07/2021
Tudo o que você queria saber sobre a automação em PDV
Automatizar todo os processos internos de uma empresa ou comércio é mais do que fundamental hoje em dia. E ter um bom PDV é garantir uma gestão profissional para o seu negócio.

O sistema PDV, ou Sistema de Ponto de Venda, é um software cujo objetivo é otimizar os processos da empresa, buscando qualidade e integração de informações entre os setores no trabalho.

Pense no seguinte exemplo: na loja que você está, a fila se forma para a retirada de um produto. O problema pode ter começado bem antes, no estoque: de repente, a mercadoria estava em falta ou mal guardada. Ou, então, a fila se formou porque minutos antes houve um problema no pagamento. Enfim, são tantas as causas possíveis que, com um bom PDV, isso com certeza não aconteceria - ou pelo menos a chance de isso ocorrer diminuiria bastante.

Sistema Inteligente
A integração de informações é uma das principais características da automação do PDV. Graças ao sistema, é possível saber se o produto está disponível no estoque, realizar vendas, fazer a abertura e fechamento de caixas, garantir as trocas e devoluções de mercadorias, enfim, todos os processos são confirmados pelo PDV.

Com as informações em mãos, o dono do negócio consegue saber, por exemplo, quais foram os melhores horários de venda, quais produtos foram mais vendidos, que funcionário teve melhor desempenho, quais clientes são mais assíduos no estabelecimento. Com essa análise, o empresário pode pensar melhor nas suas vendas futuras.

Lojas integradas
A automação do PDV não é importante apenas para uma loja única, mas para uma rede de lojas e restaurantes, por exemplo. É possível compartilhar as informações entre as unidades.

Um exemplo importante que garante a satisfação do cliente: ele vai a uma loja e não encontra o produto desejado. O funcionário pode pesquisar no sistema e confirmar se tal produto está disponível em outra unidade. 

Conhecendo os clientes
O sonho de qualquer empresário é ter clientes satisfeitos e lucro no caixa. Para conseguir monetizar, no entanto, é preciso garantir que o consumidor fique feliz com a compra realizada.

Com um eficiente PDV, boa parte desse caminho já está encaminhado. Graças ao sistema de informações, o comerciante vai conseguir saber o que o cliente está mais consumindo, que dias os estabelecimentos recebem mais gente, quais os produtos com mais saída. Conseguindo analisar todos esses dados, o empresário pode pensar mais no cliente e se preparar para uma próxima visita, em qual produto investir mais ou criar promoções direcionadas aos interesses do seu público-alvo. Conhecer o consumidor, afinal, é de extrema importância para o sucesso do negócio.

Controle de gastos
Como explicado, o sistema de PDV automatizado garante um controle total das vendas. Assim, fica mais fácil o empresário controlar seus gastos e o fluxo de caixa, não deixando faltar produtos no estoque, mantendo as prateleiras sempre cheias e agradando o cliente.

Ainda não tem um sistema de PDV em sua empresa? A TI Tech Solutions oferece soluções em software e hardware para gestão de pontos de venda, relacionamento com clientes, supermercados, indústrias e muito mais. 

 
« Voltar